Campanha intensificada no combate à doença
Você sabe quais são os sintomas da tuberculose? Então fique atento! Na próxima semana, a secretaria de Saúde da prefeitura de Brusque promove uma série de ações em diferentes bairros da cidade para conscientizar a população sobre a doença e informar seus riscos. A mobilização acontece em função do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, celebrado dia 24 de março, e irá envolver todos os postinhos de saúde.
A diretora de vigilância em saúde, Mirela Corrêa, explica que as ações do Programa Tuberculose acontecem o ano todo, mas são intensificadas durante o período para fortalecer a luta pela erradicação da doença. A ação acontece entre os dias 25 e 28, segunda a quarta-feira e a comunidade poderá fazer exames gratuitos para verificar a existência do vírus.
Os principais objetivos da campanha de mobilização são orientar a população e divulgar os sintomas da tuberculose; encorajar os sintomáticos respiratórios a buscarem uma unidade de saúde para realização da baciloscopia e convencer sobre a importância de completar o tratamento dando ênfase ao tratamento diretamente observado.
A doença tem cura e a luta contra a tuberculose depende muito do diagnóstico precoce, das informações, suspeição, sinais e sintomas que devem ser divulgados à sociedade. “Convocamos a todos na mobilização de controle e combate à doença para sua erradicação em Brusque. Ao perceber qualquer pessoa com tosse há mais de três semanas, ou caso suspeito, encaminhe esta pessoa para a unidade de saúde mais próxima de sua casa, que um profissional de saúde irá recebê-lo e lhe dar todas as orientações”, explica Mirela.
O dia 24 de março é um dia de mobilização mundial que busca envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta contra a doença. Foi instituído em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (Iuatld), para homenagear os 100 anos de descoberta do bacilo causador da tuberculose por Robert Kock, em 1882.
A OMS declarou que a tuberculose está em estado de emergência no mundo, onde ainda é a maior causa de morte por doenças infecciosas em adultos. Segundo estimativas, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Destes, 8 milhões desenvolverão a doença e quase 3 milhões morrerão a cada ano.